XIX ENAPET

Estímulo à Lógica de Programação

Utilizando Kit Educativo LEGO® Mindstorms

Andressa da Cruz Freitas, Braian Konzgen Maciel, Bruno Bagatini, Edwilson Silva Vaz Junior, Guilherme Heller, Isadora Moysés de Souza, Leonardo Lucchesi da Cunha Guimarães, Luciane Baldassari Soares, Marlon Rubio de Carvalho Franco, Nágila de Moura Duarte, Rodrigo Barbosa Rodrigues, Sandro Darcy Gaubert Mattos, Prof. Dr. Vinícius Menezes de Oliveira.

 

Grupo PET Ciências Computacionais – PET-C3

Centro de Ciências Computacionais – C3

Universidade Federal do Rio Grande – FURG  

petc3furg@gmail.com 

 

INTRODUÇÃO: O Programa de Educação Tutorial Ciências Computacionais (PET-C3) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), começou a desenvolver, a partir do ano de 2014, o projeto de extensão “Estímulo à lógica de programação através do uso do kit educativo LEGO® Mindstorms”, cujo público-alvo são alunos advindos do Ensino Fundamental das escolas públicas da região. O objetivo principal é de estimular o raciocínio lógico e instigar uma nova maneira de pensar, apropriando-se, de uma maneira simples e interativa, de conhecimentos de lógica de programação e robótica. 

 

MATERIAL E MÉTODOS: Tendo em vista tornar o ensino da lógica de programação o mais simples e interessante possível, optou-se por utilizar o kit educacional da LEGO®, o Mindstorms. O kit possui uma interface projetada para ser dinâmica e atrativa, utiliza blocos de comando coloridos que se conectam uns aos outros pelo simples arrasto do mouse na tela do computador, o que possibilita a formação de sequências de ações que em seguida são enviadas ao robô. Diversas peças integram o kit, isso permite ao usuário montar o modelo de robô que desejar, o que estimula a criatividade e é uma característica dos produtos da LEGO®.  

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através da capacitação adquirimos o conhecimento necessário para dar início ao projeto. A interface simples e atrativa, a fácil montagem dos robôs e toda a liberdade de criação garantida pelo kit foram características que evidenciaram a praticabilidade da nossa ideia tornando o kit muito bem recebido dentro do grupo.  O material didático está na reta ?nal de desenvolvimento, foi projetado para ser atrativo visualmente, com imagens claras e objetivas, sempre levando em consideração o público ao qual se destina. O projeto encontra-se, agora, na fase de agendamento com as escolas, e os resultados adquiridos até o momento são muito positivos, trazendo grande expectativa para o grupo em relação às próximas fases do projeto.

 

REFERÊNCIAS: DE OLIVEIRA, Gustavo B.? Pedrini, Renata? Meirinho, Christian J.? Berger, Felipe? Watanabe, Ana T. Y.? Leal, André B. Kits Lego® Mindstorms® NXT como ferramenta de interação entre Engenharia e Ensino Médio. In: XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE, 2013, Gramado - RS. 

Software da LEGO® Mindstorms - Kit educativo LEGO® Mindstorms.

Sobre:

O Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande é uma das 13 Unidades Acadêmicas da FURG, sendo responsável pela área das Ciéncias Computacionais, dedicando-se a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento.

logo do centro de ciências computacionais logo da universidade federal do rio grande