MPU 2013

12ª Mostra de Produção Universitária

Rio Grande/RS, Brasil, 23 a 25 de outubro de 2013.

 

 

DESENVOLVIMENTO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA ATRAVÉS DO GRUPO PET

 

 

FREITAS, Andressa da Cruz. MACIEL, Braian Konzgen. HELLER, Guilherme. BRUN, João Vitor. SOARES, Luciane Baldassari. DIAS, Lorenzo Abruzzi. LIBARDONI, Maurício. MÜLLER, Rodrigo Herpich. RODRIGUES, Rodrigo Barbosa. MATTOS, Sandro Darcy Gaubert. DE AGUIAR, Ygor Quadros. AMARAL, Robby Santos.

OLIVEIRA, Vinícius Menezes.

pet.c3@furg.br

 

Evento: Seminário de Ensino

Área do conhecimento: Ciências Humanas

 

Palavras-chave: Inglês, Ensino, Programa de Educação Tutorial.

 

1. INTRODUÇÃO

O grupo PET Ciências Computacionais desde seu início vem propiciando aos integrantes atividades extracurriculares, tais como: palestras, minicursos ministrados por empresas, professores e alunos, além de atividades em que os próprios petianos tem a função de ser o "professor", onde a abordagem é bastante válida não havendo uma hierarquia, no qual todos os membros do grupo se revezam para ministrar as atividades. Uma das principais atividades que o grupo tem realizado é a aprendizagem de um novo idioma. A compreensão de uma segunda língua é de vital importância aos acadêmicos, visto que, muitas vezes, a literatura técnica utilizada só pode ser obtida em inglês ou, de forma menos frequente, espanhol. O desenvolvimento nesta área só pode ser alcançado através da prática constante de atividades na fala e na escrita do idioma a ser estudado. O Programa de Educação Tutorial Ciências Computacionais da FURG, vem desenvolvendo, desde sua formação no ano de 2011, a atividade “English Meeting”, que consiste em encontros periódicos ministrados pelos próprios discentes, de forma a capacitar os demais integrantes a um maior contato com a língua inglesa, com foco na realização de testes de proficiência, como o exame TOELF e IELTS, utilizados para obter graduação sanduíche em entidades estrangeiras.

 

 

2. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

A atividade teve início com a leitura e interpretação de artigos publicados em revistas científicas em inglês que abordavam temas provenientes dos cursos que fazem parte da formação do grupo PET-C3. Com essa prática de leitura de artigos foi observado que existia um desnível do conhecimento de inglês entre os membros do grupo, tendo alguns um nível quase fluente, enquanto outros nunca tiveram contato com as línguas estrangeiras. Sendo assim vimos que era de grande valia aprimoramos os encontros fazendo com que cada integrante do grupo, através de aulas semanais preparadas pelos próprios petianos, exponha de uma maneira prática o conteúdo de gramática de inglês. Nessas aulas, o foco maior está no exercício da língua, ou seja, todos os integrantes são fortemente instruídos a falar e interagir com as atividades desenvolvidas, não restringindo também o escopo do conteúdo à gramática normativa. Falando de aprendizagem de uma nova língua, precisamos considerar quatro aspectos básicos para obtenção da fluência da língua, são elas: audição, fala, leitura e escrita. Esses aspectos são utilizados como modelo para mensuração da proficiência linguística, também conhecidos como habilidades comunicativas. Com o objetivo de alcançar o desenvolvimento nessas quatro habilidades as atividades propostas são acompanhadas por recursos multimídias e tecnologias de ensino diversificado para atender todas as exigências para um aprendizado produtivo e eficaz.

 

3. RESULTADOS e DISCUSSÃO

Foi obtido, através do projeto, uma melhora substancial na interpretação e compreensão da língua estrangeira. Alguns estudantes que obtinham pequena habilidade no idioma, hoje, com as atividades exercidas pelo grupo já conseguem ler, escrever e se expressar melhor e com maior naturalidade na nova língua em que se esta em um constante processo de aprendizado. Os encontros semanais ajudam os estudantes a se manterem em contato com a língua, o que nos ajuda a progredirmos em um processo constante sob a procura da fluência em tal idioma, assim como a melhora na habilidade oral dos estudantes. Essa resposta ao desenvolvimento da atividade confirmou-se com a seleção de dois membros do grupo para o intercâmbio no exterior através do programa Ciência sem Fronteiras. Espera-se que mais integrantes possam pleitear uma vaga num programa de intercâmbio ainda nesse ano.

 

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

De acordo com os resultados obtidos pode-se concluir que o projeto de uma atividade que insira os membros do PET no aprendizado de uma nova língua e que promova o envolvimento na elaboração de material de ensino contribui para o crescimento acadêmico e profissional dos envolvidos. Essa imersão na prática pedagógica assim como o aprendizado de uma nova língua estão sendo fatores importantes para o desenvolvimento pessoal, quando observamos o controle pessoal e comportamental em atividade em grupo, como também para o desenvolvimento profissional, quando o conhecimento de uma língua estrangeira é adquirida, suprindo a necessidade e/ou exigência do mercado de trabalho.

 

REFERÊNCIAS

 

[1] SOARES, Andrea M.; PEREIRA, Marco Daniel de A.; CANAVARRO, José Manuel A. P. Competências do século XXI, transição para o Ensino Superior e sucesso Académico: Estudo do Nível de proficiência linguística em Inglês e Português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbra. Revista Portuguesa de Pedagogia, Portugal.

Sobre:

O Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande é uma das 13 Unidades Acadêmicas da FURG, sendo responsável pela área das Ciéncias Computacionais, dedicando-se a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento.

logo do centro de ciências computacionais logo da universidade federal do rio grande