MPU 2014

13ª Mostra da Produção Universitária

14 a 17 de outubro de 2014.

 

DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: REGULAMENTAÇÃO FUNDIÁRIA DE SÃO JOSÉ DO NORTE

  

VAZ JUNIOR, Edwilson Silva; FREITAS, Andressa da Cruz; DE SOUZA, Isadora Moysés; MATTOS, Sandro Gaubert;

Orientador: DE OLIVEIRA, VINICIUS MENEZES 

Evento: Congresso de Iniciação Científica

Área do conhecimento: Sistemas de Computação

Palavras-chave: Dispositivos Móveis, Aplicativo, Regularização Fundiária.

 

1. INTRODUÇÃO

Vive-se, hoje, uma era a qual a tecnologia de smartphones e tablets é o meio que mais cresce no mercado. Diariamente pode-se perceber que inúmeras pessoas possuem tais produtos e usufruem de seus aplicativos e ferramentas, afinal, tudo funciona de maneira simples e eficaz, e com alguns toques na tela, se tem tudo em mãos.

Essa facilidade e rapidez tecnológica, se bem utilizada, pode construir grandes ganhos para a sociedade, visto que há uma grande área a qual pode ser utilizada. Há algum tempo atrás, a ausência de tecnologia culminava com trabalho árduo, burocrático e cansativo, como por exemplo, no caso de regularização fundiária e registro de lotes em uma dada cidade.

Portanto, está sendo criado um aplicativo de dispositivo móvel para regularização fundiária e registro de lotes da cidade de São José do Norte, com o objetivo de coletar os dados necessários dos moradores da cidade e, a partir disso, criar registros digitais com os dados informados para futuramente haver a regularização fundiária de todos os lotes do município.

 

2. REFERENCIAL TEÓRICO

“De acordo com o site de análise mobile flurry.com, o mercado brasileiro atingiu, em 2012, a décima posição mundial em número de smartphones. São mais de 13 milhões de dispositivos.” (STEIL, 2013). Tendo como base que o mercado tecnológico dos smartphones é o mais crescente no mundo, este projeto é inspirado por esses números e toma como foco a criação de um aplicativo que tenha utilidade pública.

 

3. MATERIAIS E MÉTODOS (ou PROCEDIMENTO METODOLÓGICO)

            O método de criação do aplicativo é o uso de softwares livres de programação e suas respectivas ferramentas, cujas quais, interam o software criado com o sistema operacional a ser desenvolvido (Android e iOS).

            Para que o questionário seja respondido pela população, haverão agentes responsáveis pela coleta dos dados. Questionário o qual constará com dados básicos, como nome, número de moradores na residência, data de nascimento, profissão, renda, entre outros. Para identificar as informações da residência, o aplicativo usará o serviço de geolocalização do sistema operacional, o qual facilitará o trabalho do agente. Além disso, o aplicativo terá acesso à câmera, o qual poderão ser tiradas fotos de pontos críticos da cidade, das residências e do próprio morador que, assim como o registro digital de localização e horário da visita, servirá como prova de que tal visita foi realizada.

            Após cada coleta de dados de uma dada residência, o aplicativo salvará todos os dados internamente no dispositivo móvel e após o término do expediente, o agente fará o upload dos arquivos gerados para um banco de dados o qual contará com todos os demais coletados.

            Além de tais funcionalidades, o aplicativo mapeará a cidade de forma a dizer quais residências já foram visitadas e quais ainda estão faltando a visita, o qual facilitará o trabalho dos agentes. O aplicativo ainda indicará focos específicos da cidade através dos dados gerados, indicando áreas com maior número de moradores com deficiências físicas, maiores regiões de criminalidade e outros aspectos fundamentais para controle do município.

 

4. RESULTADOS e DISCUSSÃO

            Pretende-se obter aceitação e sucesso com o aplicativo a ser criado, pelo fato de ser de utilidade pública e de interesse em geral da população de São José do Norte. O aplicativo promete facilitar o trabalho dos agentes, pelo fato de acabar com a necessidade de uma burocracia exacerbada e o uso de ferramentas digitais, as quais podem servir para mais de uma utilidade, auxiliando até, por exemplo, a segurança da cidade.

 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto está sendo desenvolvido com o intuito de auxiliar positivamente o controle da cidade de São José do Norte, afim de que serviços anteriormente trabalhosos sejam facilitados e para que haja sucesso na regularização fundiária do município, visto que, além de necessidade pública, está se tornando interesse dos moradores por conta do crescimento econômico da cidade.

 

REFERÊNCIAS

STEIL, R. iOS: Programe para Iphone e Ipad.São Paulo, Brasil; Casa do Código, 2013.

Sobre:

O Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande é uma das 13 Unidades Acadêmicas da FURG, sendo responsável pela área das Ciéncias Computacionais, dedicando-se a formação de recursos humanos e a produção de conhecimento.

logo do centro de ciências computacionais logo da universidade federal do rio grande